07/05/2021

Porto e Matosinhos unem-se mais uma vez para receber uma das iniciativas com maior relevo no calendário dos desportos de ondas na região norte do país. A sexta edição do Porto&Matosinhos Wave Series arranca oficialmente nesta sexta-feira, 7 de maio, com a Liga Meo Surf. Esta série de competições é organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais das duas cidades.


Mesmo com um formato ainda condicionado pelas restrições impostas pelas autoridades de saúde devido à pandemia, a sexta edição do Porto&Matosinhos Wave Series pretende ser um fator de inspiração e motivação para atletas e treinadores do setor dos desportos de ondas. Procura ainda afirmar-se como um evento promotor de hábitos de vida saudáveis e impulsionador do potencial turístico das praias de Porto e Matosinhos, locais privilegiados para a prática do surf no nosso país.


Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, afirma estar satisfeito com a realização da iniciativa depois dos sucessivos adiamentos e cancelamentos. “É um projeto que não tem parado de crescer e de nos surpreender a cada ano, não só pela vertente competitiva, mas também pelas suas múltiplas ações de responsabilidade social e campanhas de sensibilização ambiental.” Para o autarca, “o retomar da atividade desportiva é, por si só, um sinal de esperança e confiança no futuro.”


Já para a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, “este desporto interclassista, que está até presente no currículo local das escolas públicas do concelho, tem ganhado adeptos em Matosinhos, Leça da Palmeira ou Angeiras, o que convida a que sejam criadas condições para a saudável competitividade e para incentivar a evolução individual dos atletas”. 



Provas entre maio e julho


O Porto&Matosinhos Wave Series 2021 arranca então a 7 de maio, com a realização de mais uma jornada da Liga MEO Surf, a principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais. Disputada até 9 de maio, a etapa, que é a terceira das cinco do campeonato, chama-se este ano Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.


O calendário continua com a realização, a 22 e 23 de maio, de uma etapa do Circuito de Surf do Norte, a prova de apuramento para o campeonato nacional nas categorias Sub-12, Sub-16 e Sub-16 Feminino. 


Em julho, as atenções concentram-se nos campeonatos nacionais de SUP Race e SUP Wave, que se vão realizar no fim de semana de 3 e 4, na Praia Internacional do Porto e na Praia de Matosinhos. São duas provas únicas, que decidem os campeões nacionais destas variantes da modalidade de stand up paddle.


No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de julho, realiza-se o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14, uma competição que vai reunir nas praias de Porto e Matosinhos os jovens mais talentosos do surf nacional com menos de 14 anos.



Iniciativa decorre até dezembro


As ações de responsabilidade social são sempre contempladas no calendário do Porto&Matosinhos Wave Series e este ano não será exceção. Em setembro, a organização prepara duas iniciativas de cariz social e inclusivo: no dia 22 chega o Surf para Todos, com batismos de surf para crianças carenciadas dos concelhos do Porto e Matosinhos, e para 24 está marcado o encontro nacional de Surf Adaptado, um dia de surf para crianças, jovens e adultos com mobilidade reduzida e deficiência intelectual.


Complementam este programa a campanha "Plastic Free", que entre setembro e dezembro integra ações de limpeza de praias e de sensibilização ambiental, assim como uma exposição na Marginal de Matosinhos com trabalhos de vários fotógrafos da região.


Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center, responsável pela organização, salienta a felicidade de poder realizar neste ano uma nova edição do evento, apesar de considerar que “a situação pandémica continua a ditar algumas limitações ao formato”. No entanto, considera que “será, ainda assim, um foco de motivação muito grande para os atletas, treinadores e clubes”.


O Porto&Matosinhos Wave Series é organizado pela Onda Pura Surf Center com a colaboração das câmaras municipais de Porto e Matosinhos e do Turismo Porto e Norte, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Nacional de Surfistas e da Associação Onda do Norte. Conta com o patrocínio de Gold Energy, Ramirez, Marshopping, Hospital de Santa Maria – Porto e Vitalis e com a Surftotal, Beachcam e FUEL TV como media partners.



Aqui fica o calendário completo desta edição:


MAIO DE 2021


Liga MEO Surf

· Datas: 7, 8 e 9 de maio

· Prova de apuramento para o Campeonato Nacional de Surf, categorias OPEN

· Local: Praia Internacional do Porto, Praia de Matosinhos ou Praia de Leça da Palmeira


Circuito de Surf do Norte

· Datas: 22 e 23 de maio

· Prova de apuramento para o Campeonato Nacional, categorias Sub 12, Sub 16, Sub 16 Fem.

· Local: Praia Internacional do Porto, Praia de Matosinhos ou Praia de Leça da Palmeira


JULHO DE 2021


Campeonato Nacional de Sup Race

· Data: 3 de julho

· Local: Praia de Matosinhos


Campeonato Nacional de Sup Wave

· Data: 4 de julho

· Local: Praia Internacional do Porto ou Praia de Matosinhos


Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub 14

· Datas – 10 e 11 de julho

· Prova Nacional, categoria Sub 14

· 2 dias de evento

· Praia Internacional do Porto ou Praia de Leça da Palmeira


SETEMBRO DE 2021


Surf para Todos

· Data: 22 de setembro

· Batismos de surf para crianças carenciadas dos concelhos do Porto e de Matosinhos 

· Local: Onda Pura Surf Center / Praia de Matosinhos


Surf Adaptado

· Data: 24 de setembro

· Encontro nacional para crianças, jovens e adultos com mobilidade reduzida e deficiência intelectual

· Local: Onda Pura Surf Center / Praia de Matosinhos


"Plastic Free": campanha de sensibilização ambiental

· Data: de setembro a dezembro de 2021

· Limpezas de praia e ações de sensibilização

· Local: Praia de Matosinhos e Praia Internacional do Porto


Exposição de Fotografia

· Data: de 15 a 30 de setembro

· Tema: "O Surf na nossa Terra"

· Seleção de 20 fotografias do surf e da Frente Atlântica do Porto, da autoria fotógrafos da região, entre os quais do fotógrafo de surf Tó Mané

· Local: Marginal de Matosinhos

Galeria
Item 1 de 1
Ver também
Notícias